Meningite B

PREVENÇÃO

Esta vacina previne a doença causada pela bactéria meningocócica do tipo B, doença que causa processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença grave considerada endêmica devido sua prevalência, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

INDICAÇÃO

Indicada para crianças a partir de 2 meses e adolescentes de forma rotineira.  Adultos dependendo do risco epidemiológico e viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença. Também indicado para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.

ESQUEMA DE DOSES

Que iniciam esquema até 6 meses: três doses aos 3, 5 e 7 meses de idade (intervalo de 2 meses entre as doses), com um reforço entre 12 e 15 meses.

Crianças que iniciam esquema entre 7 e 11 meses: duas doses com intervalo de 2 meses e reforço entre 12 e 15 meses de idade, com intervalo mínimo de 2 meses da última dose.

Crianças que iniciam esquema entre 12 meses e 10 anos de idade: duas doses com intervalo de dois meses.

Esquema de doses adolescentes e adultos até 50 anos:  Duas doses com intervalo de um a dois meses.

LOCAL DE APLICAÇÃO

Intramuscular.

CONTRAINDICAÇÃO

Pessoas que tiverem quadro febril agudo ou alergia grave (anafilaxia) a um dos componentes da formula ou em dose anterior.

EFEITO ADVERSO

Reações locais (dor, vermelhidão, inchaço e calor no local da aplicação) e febre, principalmente nas seis primeiras horas após a vacinação, que geralmente regride em 72 horas.