Meningite ACWY

PREVENÇÃO

Esta vacina previne a doenças causadas pelas bactérias meningocócica do tipo ACWY, doenças que causa processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. As meningites meningocóccicas são doenças graves consideradas endêmicas devido sua prevalência no país, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

INDICAÇÃO

As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro dessa vacina para crianças a partir de 2 meses e adolescentes,  adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócica ou de acordo com a situação epidemiológica e para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

ESQUEMA DE DOSES

Para crianças, a vacinação de rotina deve iniciar aos 3 meses de idade com duas doses no primeiro ano de vida (pode variar de acordo com a marca utilizada) e reforços entre 12 e 15 meses, entre 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade.

Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos. Para adultos, dose única. A critério médico, reforços podem ser recomendados dependendo de risco epidemiológico ou condição de saúde.

LOCAL DE APLICAÇÃO

Intramuscular.

CONTRAINDICAÇÃO

Pessoas que tiverem quadro febril agudo ou alergia grave (anafilaxia) a um dos componentes da formula ou em dose anterior.

EFEITO ADVERSO

São raros, geralmente locais e podem ocorrer nas 24/48 horas seguintes à aplicação.

CUIDADOS ANTES, DURENTE E APÓS A VACINAÇÃO

Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.

Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.

Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode-se usar medicação para dor, sob recomendação médica.

Esta vacina pode ser aplicada no mesmo momento da vacina para Meningite B.