» HERPES ZOSTER

Prevenção: Previne contra a doença herpes zoster, popularmente conhecida como “cobreiro”, e sua principal complicação, a neuropatia pós-herpética, responsável por dor crônica, prolongada, de difícil controle e extremamente debilitante.

Indicação: Indicada para Maiores de 60 anos, rotineiramente, e maiores de 50 anos sob recomendação médica. A vacina é indicada mesmo para aqueles que já tiveram a doença. Nesse caso, deverá ser aguardado um intervalo mínimo de 6 meses sem os sintomas para receber a vacina.

Contraindicada: Pessoas imunodeprimidas; Alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina; Pessoas com tuberculose ativa não tratada; Gestantes; e Pessoas com história de herpes zoster oftálmico (no olho), pois ainda não dispomos de dados suficientes para indicar a vacina herpes zoster neste caso específico.

Esquema de doses : Dose única.

Via de aplicação: Intramuscular.

Evento Adverso: O indivíduo vacinado poderá apresentar no local da aplicação, dor, coceira, vermelhidão. Outros efeitos como febre, podem ocorrem em menos de 1% dos vacinados.